Como otimizar sua empresa no Google Meu Negócio em 2021

Marketing Digital SEO em BH

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Se você já pesquisou o nome de uma empresa, geralmente verá o "painel de conhecimento" do GMB, um cartão que contém informações importantes que os clientes querem saber sobre empresas locais e que aparecem primeiro.

Índice

Está Gostando? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Muito antes de aprender todas essas coisas legais sobre o Google Meu Negócio, passei um bom tempo trabalhando como analista de TI.

A lição mais importante que aprendi durante o meu tempo de TI é a importância de escolher a ferramenta certa para o trabalho e, para obter resultados claros, você precisa utilizar suas ferramentas da maneira mais eficiente possível.

Você provavelmente concordaria que se você precisasse Ler os dados de um disquete, você provavelmente não deveria estar pegando um leitor de CD-Rom, certo?

Por favor, me diga que você não pegaria um leitor de CD-Rom.

Você tem um leitor de CD-Rom? Ok, perfeito.

Bem, assim como na TI, quando se trata de marketing de entrada bem-sucedido e estratégias de SEO, você precisa escolher as ferramentas certas para o trabalho e entender como empregar melhor essas ferramentas.

Para empresas locais, uma das melhores ferramentas que você tem é o Google Meu Negócio. Por isso nos da Agência de Marketing digital SEOBH preparamos para vocês uma breve descrição de como otimizar sua empresa para o Google Meu Negócio, legal né então vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta do Google.

O que é o Google My Business?

O Google My Business (GMB) é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que ajuda as empresas a gerenciar sua presença e aparência on-line na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Se você já pesquisou o nome de uma empresa, geralmente verá o “painel de conhecimento” do GMB, um cartão que contém informações importantes que os clientes querem saber sobre empresas locais e que aparecem primeiro.

Se você estiver no celular, muitas vezes será o principal resultado antes dos resultados orgânicos.

Se você estiver no computador, ele será exibido à direita dos resultados de pesquisa orgânica e paga, como este:

Google Meu Negocio Agencia de Marketing Digital SEOBH

Como você pode ver, o cartão de conhecimento exibe muitas informações valiosas que os clientes gostariam de saber :

  • Nome da empresa
  • Tipo de Negócio
  • Endereço
  • Horas de operação
  • Número de telefone
  • Link para o site
  • Imagens
  • Link para o Google Maps
  • Rever
  • Classificação geral por estrelas
  • Tempos populares para visitar
  • pesquisas relacionadas
  • E mais

Em uma rápida olhada, você pode aprender muito sobre uma empresa e se deseja ou não visitar lá.

Esse é exatamente o objetivo da ferramenta: fornecer aos clientes dados suficientes sobre uma empresa para ajudá-los a determinar se desejam se envolver com essa empresa.

Por que devo me importar com o Google Meu Negócio?

Os benefícios do Google My Business são três:

  1. Maior visibilidade na pesquisa
  2. Melhor experiência de compra para compradores
  3. Mais tráfego para o seu site, canais sociais e porta da frente

Uma página do GMB otimizada ajuda o Google a entender melhor sua empresa: quem você é, que serviços / produtos você vende, onde você está localizado e o que é seu website (para que possam rastreá-lo para obter mais informações).

Quanto mais o Google sabe sobre você, mais tipos de pesquisas sua listagem do GMB pode aparecer.

Na maioria dos casos, quando as pessoas digitam o nome da sua empresa, ele geralmente exibe seu painel de conhecimento ao lado dos links do site (se isso não ocorrer, tente adicionar sua localização na pesquisa).

No entanto, quando o Google sabe mais sobre o que você faz e vende, eles podem ajudar você a encontrar outros tipos de consulta de pesquisa. o mais valioso deles é o 3-Pack do Google.

Se você estava procurando por Agência de Marketing Digital em BH, você provavelmente se depararia com um resultado como este:

&nbbh;

Google Meu Negocio Agencia de Marketing Digital SEOBH

Agora, se você clicar em seu pequeno cartão de visita, você será levado ao mapa e ao painel de conhecimento do GMB.

Google Meu Negocio Agencia de Marketing Digital SEOBH

Observe também que agora você tem uma lista completa de outros contratantes na extrema esquerda, e que clicar no cartão de visita deles puxa o painel do GMBPortanto, mantenha a atenção deles com um painel útil.

Como você faz isso? Podemos finalmente falar sobre essas 5 dicas? Sim, amigos, nós podemos.

Complete suas informações comerciais e adicione uma descrição

Se você tem uma empresa local, espero que você esteja atualizado sobre o nome da sua empresa, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e categoria da empresa, no mínimo.

Alguma vez você já viu uma empresa local no mapa, viu que ela dizia que estava aberta, dirigiu até lá apenas para encontrar o negócio fechado?

Como isso faria você se sentir em relação a essa empresa? Na melhor das hipóteses, você começa mal, certo?

No mais comum, você rapidamente se voltou para o concorrente.

E se você tem um forte senso de justiça, você pode ter ligado apenas para dizer que você estava lá, à esquerda e encontrou outra pessoa.

Verifique todas as informações aparentemente chatas na sua página do Google Meu Negócio e confira as informações em seu website. Garanta que sua mensagem seja consistente em todos os seus canais.

Isso nem é a minha dica; essas são apenas coisas que todos já deveriam estar fazendo.

Minha dica tem a ver com um novo recurso que o Google anunciou.

Agora você pode adicionar descrições de negócios

Anteriormente no GMB, a maneira mais notável de informar o Google e os usuários de pesquisa sobre sua empresa era por meio da lista de categorias do Google Meu Negócio, que possui mais de 2.300 opções.

No entanto, isso nem sempre fornece informações suficientes, especialmente se você estiver em um nicho de negócios.

Marketing Digital SEO em BH
Marketing Digital SEO em BH

Um amigo local meu é dono de uma loja de fraldas de pano e um site de comércio eletrônico, não vou citar o site beleza. Ele vende produtos como fraldas de pano, acessórios para fraldas de pano e brinquedos e acessórios para bebês de alta qualidade.

Quando ele foi preencher as informações do GMB, no entanto, ele teve um problema: não há categoria para loja de fraldas de pano nem mesmo para fraldas .

Há serviço de fralda, mas isso não é verdade. Loja de bebê é o mais próximo de estar certo, mas ainda não é um ajuste perfeito.

Pode ser frustrante quando você não consegue comunicar aos compradores quem você realmente é e o que você realmente vende.

Esse problema foi resolvido com descrições.

O Google agora oferece 750 caracteres (aproximadamente 250 caracteres antes do separador “Leia mais”) para descrever seus produtos, serviços, valor ou o que você deseja comunicar ao público.

Eu sugiro que você faça uso total de todos os personagens, com uma descrição entre 730 a 750 caracteres.

Cada sentença, frase, palavra, personagem diz ao comprador mais sobre você.

As descrições também melhoram suas classificações de pesquisa no Google.

Assim como você pode comunicar melhor quem você é para os clientes, e possível informar ao Google as mesmas informações e classificá-lo para mais consultas de pesquisa.

Se você ainda não adicionou uma descrição, deverá ver o seguinte cartão assim que fizer o login na sua listagem do GMB.

Carregue mais imagens (Imagens Reais e Bonitas)

Aqui está um fato interessante sobre imagens na sua listagem do GMB direto do Google :

“As empresas com fotos recebem 42% mais solicitações de rotas de direção para sua localização de usuários no Google e 35% a mais de cliques para acessar o website do que empresas que não têm fotos”.

Você prefere que os clientes visitem sua localização em vez de seus concorrentes? Em seguida, adicione algumas fotos.

Vamos dizer que você estava querendo comprar algumas jóias de um joalheiro local. A listagem do GMB de um joalheiro mostra apenas a vitrine, o logotipo e o Google Street View. Qual a probabilidade de você ter vontade de ir até lá imediatamente?

Mas se você puder ver as imagens de seu showroom, ver fotos de perto de suas vitrines e fotos dos representantes de vendas que você encontrar, você se sentirá mais confiante em suas expectativas quando as visitar, certo?

Se você vende produtos, exiba seus produtos em sua listagem do GMB.

Se você fornecer um serviço como paisagismo ou remodelação de casas, mostre o trabalho que você faz.

Tire fotos do interior do seu escritório / showroom. Tire fotos externas de seu prédio para que os compradores saibam qual prédio é seu, ou mostre a eles o tamanho do seu depósito de madeira. Envie fotos de sua equipe para que as pessoas saibam quem procurar quando chegarem.

Outras pessoas também podem fazer upload de imagens para sua página do Google Meu negócio, e você deve incentivar os clientes a fazer isso.
Você dirige um restaurante? Se assim for, você provavelmente já está pedindo às pessoas para marcar fotos no Instagram e no Facebook. Por que não no GMB?

Se você tiver usuários compartilhando fotos, não se esqueça de moderá-las, classificando por Images By Customers.

Você pode encontrar imagens que deseja remover:

  • Imagens postadas por engano que não têm nada a ver com o seu negócio
  • Imagens de baixa qualidade que você não deseja que representem sua empresa
  • Imagens que podem ser ofensivas ou devem permanecer privadas

Responder a comentários (todos eles)

As resenhas na sua página do GMB podem ser um fator decisivo para que um comprador se envolva ou não com sua marca. Basta verificar algumas dessas estatísticas sobre as Avaliações dos Consumidores Locais :

  • 97% dos consumidores pesquisaram on-line para empresas locais em 2018
  • 85% dos consumidores confiam tanto em avaliações on-line quanto em recomendações pessoais
  • Revisões positivas fazem com que 73% dos consumidores confiem em uma empresa local mais
  • 68% dos consumidores deixaram uma revisão de empresa local quando perguntados
  • 30% dos consumidores dizem que avaliaram uma empresa com base em suas respostas às avaliações

Ao tomar uma decisão de compra, as pessoas procuram as opiniões de outras pessoas.

Todos nós fazemos isso. E nós fazemos isso frequentemente. Queremos aprender com as experiências daqueles que compraram antes de nós.

Eles tiveram uma experiência positiva ou tiveram uma experiência negativa? Qual a probabilidade de sua experiência refletir a nossa?

Na mesma linha, responda sempre aos seus comentários. Revisões positivas dão uma boa impressão do seu negócio e devem ser fáceis de responder.

Respondendo Comentários no Google Meu Negócio

Mas o que você faz sobre a inevitável classificação de 1 estrela e a crítica negativa?

Muitas empresas se esquivam delas, esperando que elas passem despercebidas, ou pior, acabam se envolvendo em uma briga pública por arrastar e derrubar o teclado.

Isso não é bom para ninguém – Menos de todos os espectadores, mas você precisa responder a esses comentários. As pessoas que as deixam, merecem, e as pessoas que as leem precisam disso.

Use postagens para promover eventos, ofertas e conteúdo

O Google lançou o Google Posts para empresas.

Antes do Google Posts, se você quisesse compartilhar seu conteúdo, você tinha que fazer isso em seu site e plataformas sociais.

Mas agora você pode ter seu conteúdo exibido na Pesquisa Google e no Google Maps no painel de conhecimento de sua empresa.

Então, que tipo de conteúdo eu estou falando?

  • Artigos do blog
  • Notícias da empresa
  • downloads de livros eletrônicos
  • Próximos eventos
  • Ofertas especiais
  • Promoção do produto

Realmente, você pode postar o que quiser que os compradores saibam sobre você, seus produtos e seus serviços.

Criando Post no Google Meu Negócio

Se você clicar na postagem, receberá mais informações sobre o evento e um botão de CTA para direcionar o tráfego para a página do nosso site com todos os detalhes impressionantes.

Se você ainda não está convencido do impacto que o Google Posts pode ter em seu público, confira esta citação do Google :

“Setenta por cento das pessoas olham para várias empresas antes de fazer uma escolha final. Com as Postagens, você pode compartilhar atualizações relevantes e oportunas diretamente na Pesquisa do Google e no Google Maps para ajudar sua empresa a se destacar para os clientes em potencial. Além disso, ao incluir frases de chamariz personalizadas diretamente na listagem de sua empresa, você pode escolher como se conectar aos seus clientes. ”

Upload de vídeos

Não há melhor maneira de atrair, envolver e se comunicar com seus compradores do que através de vídeos.

Aqui no Agência de Marketing Digital SEOBH, temos falado sem parar sobre marketing de vídeo nos últimos tempos.

Não é mais o que há de novo no marketing . Está aqui. É poderoso. E se o seu negócio não estiver aproveitando isso, é melhor você filmar.

E quando você tiver alguns vídeos de marketing para compartilhar, por que não fazer upload de alguns na sua página do Google Meu Negócio?

A capacidade de enviar vídeos para sua página do GMB foi lançada em janeiro de 2018.

Então ainda é relativamente novo; ou seja, seus concorrentes provavelmente não estão aproveitando ainda (você pode dizer “grande oportunidade?”)

Com o Google Meu Negócio, existem duas maneiras de promover o vídeo:

  1. Faça o upload para suas fotos (assim que você clicar no botão “enviar”, ele perguntará se você deseja enviar fotos ou vídeos)
  2. Carregar vídeos como postagem

O que você está esperando? Pegue alguns dos vídeos que você já tem e envie-os para a sua página do GMB.

Leva apenas alguns minutos e pode ser o fator determinante se o comprador escolhe você sobre o seu concorrente.

Pensamentos finais

Então, você tem: minhas 5 principais dicas do Google Meu Negócio para pequenas empresas.

Agora você tem uma das ferramentas mais poderosas que uma empresa local pode utilizar para se posicionar na frente de novos compradores e ficar à frente de seus concorrentes.

Legal essas dicas de Como otimizar sua empresa no Google Meu Negócio para 2021 né?

Que tal agora colocar a mão na massa, e se caso tenha dúvidas ou não consiga executar essas tarefas e as demais estratégias de marketing digital para sua empresa, entre em contato com a Agência de Marketing Digital SEO BH, que aplicaremos as melhores técnicas de SEO para fazer seu site subir nas posições do Google.

Telefone: (31) 99446-0145 WhatsApp

Email: [email protected]

Compartilhe este Post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Comente o que achou:

Assine nossa

Newsletter

Não Pare Aqui

Veja Também

Otimizar Site para Aparecer no Google
O que é SEO e como funciona para pequenas empresas

O que é SEO e como funciona para pequenas empresas? Deseja aprender sobre o marketing de SEO e como ele funciona? Criamos este guia simples para ensinar mais sobre o significado de SEO, otimização e marketing de SEO.

SEO é um Investimento a Longo Prazo
SEO é um Investimento a Longo Prazo – Saiba o porquê

Apenas configurar um site de SEO e deixá-lo funcionar não funciona porque os mecanismos de pesquisa estão sempre mudando e evoluindo com o tempo. De fato, somente o Google atualizou seus algoritmos diversas vezes durante o ano, ou seja, são mais de uma atualização por dia.